O desenvolvimento de TCC, dissertação ou tese constitui a parte principal do texto que contém a exposição ordenada e detalhada do assunto. Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método (ABNT, 2005):
- objetivos: descreve a finalidade da realização do estudo a ser feito. O estudo pode ter objetivos gerais e objetivos específicos;
- revisão da literatura: o autor levanta a bibliografia já existente sobre o assunto a ser abordado e verifica nesse momento se há trabalho similar ao seu;
- métodos: descreve o caminho que a pesquisa irá percorrer para alcançar o objetivo.
Recomenda-se que o texto siga uma lógica e possua clareza a ponto de outro pesquisador que ler o trabalho acadêmico conseguir reproduzir, de forma idêntica, a pesquisa realizada. Segundo Gil (2007), a metodologia deve incluir os tipos de pesquisa (experimental, estudo de caso, etc.), população e amostra, coleta de dados (questionário, testes, etc.) e análise dos dados (análise quantitativa, qualitativa, etc.).
Pesquisas que envolvem seres humanos precisam do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa.
- resultados: apresentação dos dados coletados que podem ser quantitativos ou narrativos; - discussão: a partir do que o autor levantou, ele faz uma análise e interpretação dos dados obtidos nos resultados. É nesta parte que o autor tem a oportunidade de fazer a ligação entre o Problema, os Resultados e a comparação com outros trabalhos anteriormente publicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário